Notícia

Produção de insumo essencial para fabricação de medicamentos no Brasil cai de 50% para 5%

Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) é responsável pelo efeito terapêutico dos remédios
Produção de insumo essencial para fabricação de medicamentos no Brasil cai de 50% para 5%

Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) é responsável pelo efeito terapêutico dos remédios. Fabricação pelo Brasil caiu nas últimas décadas. Empresa do Paraná investe na produção como estratégia de 'competência tecnológica'.

Em pouco mais de 30 anos, a taxa de produção própria de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) do Brasil caiu de 50% para 5%, de acordo com presidente da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (ABIQUIFI), Norberto Honorato Prestes Junior.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), IFA é a substância responsável pelo efeito farmacêutico desejado do remédio. O "ingrediente" é imprescindível na formulação de medicamentos.

Apesar da drástica redução na produção nas últimas décadas, em 2023, as 48 empresas que produzem IFA no Brasil exportaram mais de 850 milhões de dólares, segundo dados da ABIQUIFI.

 

O número engloba exportações de cerca de 150 diferentes IFAs, como anestésicos, antirretrovirais, analgésicos, vacinas e entre outros.

 

?O que são os IFAs

 

Nelson Ferreira Claro Júnior, diretor da unidade de IFAs da Prati-Donaduzzi, uma das empresas brasileiras que produz o insumo em Toledo, no oeste do Paraná, e faz a seguinte analogia para explicar a importância do produto na produção de remédios:

 

"É possível fazer bolo chocolate sem ter matéria prima chocolate? Não. Então, o chocolate do bolo é o IFA, sem o IFA, não existe medicamento. [...] O Brasil tem uma indústria farmacêutica bastante desenvolvida, nós aprendemos a fabricar bolo muito bem feito, vários tipos de bolo, mas nós dependemos dos insumos, do chocolate", explicou o diretor.

Em vacinas de vírus inativados, por exemplo, o IFA contém o corpo do micro-organismo "morto", que não é mais capaz de se replicar e provocar uma infecção. Após receber a vacina, o corpo da pessoa passa a conhecer a estrutura do vírus e produz defesas específicas contra as formas de ataque.

Atualmente a Prati-Donaduzzi, em Toledo, produz a IFA Canabidiol, usado no tratamento de doenças do sistema nervoso e a IFA Cabergolina, que inibe/interrompe a produção de prolactina - hormônio que produz leite materno.

FioCruz produziu primeiros lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional para a produção da vacina contra a Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Globo

FioCruz produziu primeiros lotes do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional para a produção da vacina contra a Covid-19 — Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2024/06/26/pandemias-eventos-climaticos-e-questoes-geopoliticas-entenda-riscos-de-reduzir-producao-nacional-de-insumo-essencial-aos-medicamentos.ghtml

Comentários

Últimas notícias

06 Set
Pioneira FM
Cápsula de astronautas que ficaram 'presos' no espaço volta à Terra nesta sexta

Missão não será tripulada. Suni Williams e Butch Wilmore permanecem na ISS, enquanto a cápsula, que enfrentou muitos problemas com seu siste

06 Set
Pioneira FM
Censo: Brasil tem 57 mil pessoas morando em tendas e barracas e 1,9 mil, em veículos

Segundo IBGE, Brasil tem 160 mil pessoas vivendo em domicílios improvisados, queda de 43% em relação a 2010.

06 Set
Pioneira FM
Ônibus da dupla sertaneja João Neto & Frederico se envolve em acidente na BR-040

Os cantores não ficaram feridos. Acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira (6) em Caetanópolis, na Região Central de Minas Gerais.

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.