Agora

Willian Borges ( Vale Verde)

07:00 - 08:00

Notícia

PM2.5, CO, COV e NOx: o que há na fumaça tóxica das queimadas e por que ela é nociva para

Em geral, mistura tóxica inclui material particulado (PM2.5), monóxido de carbono (CO), compostos orgânicos voláteis (COVs), óxidos de nitro
PM2.5, CO, COV e NOx: o que há na fumaça tóxica das queimadas e por que ela é nociva para
Brasília amanhece coberta por fumaça — Foto: Reprodução/TV Globo

Brasília amanhece coberta por fumaça — Foto: Reprodução/TV Globo

 

A fumaça das queimadas que tem encoberto cidades do Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país causa preocupação não só entre ambientalistas, mas também entre médicos e especialistas em saúde.

Isso porque ela é composta por gases tóxicos, como monóxido de carbono (CO) e material particulado fino (PM2.5), ou seja, partículas minúsculas que são suspensas no ar.

Todos esses componentes são altamente prejudiciais à nossa saúde, e podem agravar doenças respiratórias, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

 

"A exposição prolongada a esses compostos tóxicos pode gerar uma crise de saúde pública", diz Margareth Dalcolmo, médica pneumologista e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

 

 

"Estamos vendo um aumento das hospitalizações por problemas respiratórios e cardiovasculares, e os efeitos a médio e longo prazo ainda não podem ser mensurados. Isso terá um impacto enorme sobre a economia da saúde."

Seguindo a mesma linha do alerta da especialista, um relatório inédito da Organização Meteorológica Mundial (OMM) sobre qualidade do ar, publicado nesta quinta-feira (5), destacou como toda essa exposição vem cada vez mais intensificando os riscos à saúde humana.

Segundo o estudo, que traz dados até 2023 e não cita o Brasil, as concentrações de PM2.5 no último ano foram influenciadas justamente por eventos extremos, como incêndios florestais, o que agravou a poluição em várias regiões, incluindo a América do Norte e a Índia.

 

 

"Os primeiros oito meses de 2024 mostraram a continuidade dessas tendências, com ondas de calor intensas e secas persistentes aumentando o risco de incêndios florestais e poluição do ar", ressalta Ko Barrett, secretário-geral adjunto da OMM.

 

Mas o que há de fato na fumaça dessas queimadas e por que ela é tão nociva para nosso organismo?

Em geral, essa mistura tóxica inclui os seguintes compostos:

 

  1. Material particulado (PM2.5)
  2. Monóxido de carbono (CO)
  3. Compostos Orgânicos Voláteis (COVs)
  4. Óxidos de nitrogênio (NOx) e ozônio
  5. Metais pesados

 

Veja a seguir uma explicação sobre cada um desses materiais e como eles impactam nosso corpo.

 — Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

— Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Fonte(s): https://g1.globo.com/saude/noticia/2024/09/05/pm25-co-cov-e-nox-o-que-ha-na-fumaca-toxica-das-queimadas-e-por-que-ela-e-nociva-para-nosso-organismo.ghtml

Comentários

Últimas notícias

16 Dez
Pioneira FM
'Meu mundo caiu', diz mãe que teve gêmeos trocados na maternidade

'Meu mundo caiu', diz mãe que teve gêmeos trocados na maternidade

16 Dez
Pioneira FM
Família de Gugu chega a acordo após cinco anos de batalha judicial por herança de R$ 1,4 b

Família de Gugu chega a acordo após cinco anos de batalha judicial por herança de R$ 1,4 bilhão

23 Out
Pioneira FM
Ciclone extratropical que avança pelo RS deve trazer ventos fortes e tempestades para o Pa

Ciclone extratropical que avança pelo RS deve trazer ventos fortes e tempestades para o Paraná na quinta-feira (24); veja previsão

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.