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Pedágio volta a operar em Curitiba no dia 26 de fevereiro

Cinco praças serão operadas no lote
Pedágio volta a operar em Curitiba no dia 26 de fevereiro
Reprodução

Diretores do Grupo Pátria, que controlam a concessionária de pedágio Via Araucária, estiveram nesta quarta-feira (17/1) na sede da Prefeitura de Curitiba para apresentar o plano de ação para as estradas da região de Curitiba e interior.  A concessionária anunciou início das operações, no dia 26 de fevereiro.

A via Araucária vai controlar o pedágio do Lote 1 das concessões rodoviárias do Paraná, um trecho de 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. 

O lote terá cinco praças de pedágio: São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277), Imbituva (BR-373) e Irati (BR-277). O lote terá cinco praças de pedágio: São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Porto Amazonas (BR-277), Imbituva (BR-373) e Irati (BR-277).

Durante o encontro, o diretor-presidente da Via Araucária, Sérgio Santilan, que estava acompanhado do diretor-financeiro, Gilson Carvalho, e do coordenador institucional, João André Sarolli, explicou que a previsão é de que a concessionária do Lote 1 invista R$ 7,9 bilhões nas obras.

As melhorias e manutenção serão realizadas em trechos das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427. A ideia é investir 75% do montante nos primeiros sete anos do contrato, entre 2024 e 2030.

Entre as obras previstas, estão a implantação de 344 quilômetros de duplicações, onde está contemplado o trecho Curitiba-Campo Largo, da BR-277. Além disso, prevê implantar 215 km de faixas adicionais, 32 km de vias marginais, 27 km de ciclovia, 63 viadutos e trincheiras, além de passarelas, passagens de faunas e outras obras.

Para atender as praças de pedágio do trecho, sinalização e conservação das rodovias, além da aquisição de guinchos, ambulância e veículos operacionais que serão utilizados para atender os usuários, serão 800 empregos abertos. 

Será criado também um sistema de radiocomunicação, com implantação de torres de rádio, totens de atendimento nas bases operacionais e um Centro de Controle Operacional (CCO).

LOTE 2 

O Lote 2, do Grupo EPR, deve entrar me funcionamento em março. A concessão abrange as regiões de Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro com cobertura integral ou parcial das rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855. Sete praças de pedágio serão instaladas nos trechos, sendo duas em Jacarezinho (BR-153 e BR-369) e uma em São José dos Pinhais (BR-277), Carambeí (PR-151), Jaguariaíva (PR-151), Sengés (PR-151) e Quatiguá (PR-092).

LOTES 3, 4, 5 E 6 

O governo federal ainda não anunciou novos leilões para os próximos lotes.

Os outros quatro lotes do modelo de concessão estão em análise na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para posterior submissão e aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).

Lote 3: trechos das rodovias BR-369, BR-376, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445, com extensão total de 561,97 km.

Lote 4: trechos das rodovias BR-272, BR-369, BR-376, PR-182, PR-272, PR-317, PR-323, PR-444, PR-862, PR-897 e PR-986, com extensão total de 627,98 km.

Lote 5: trechos das rodovias BR-158, BR-163, BR-369, BR-467 e PR-317, com extensão total de 429,85 km.

Lote 6: trechos das rodovias BR-163, BR-277, R-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483, com extensão total de 662,18 km.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte(s): https://catve.com/noticia/4/408723/pedagio-volta-a-operar-em-curitiba-no-dia-26-de-fevereiro

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