Notícia

Paraná registra melhor taxa de doação de órgãos do país no 1º semestre, mostra...

Dados estão em relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Um doador pode salvar até oito vidas.
Paraná registra melhor taxa de doação de órgãos do país no 1º semestre, mostra levantament
: AEN

O Paraná registrou a maior taxa do país de doações de órgãos no primeiro semestre de 2023. O número ficou em 42,5 doadores por milhão de população (pmp), segundo relatório da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) publicado nesta quinta-feira (31).

O levantamento mostra que a média nacional ficou em 19 doadores por milhão de população (pmp).

O estado também está entre os que mais realizaram transplantes no país este ano. De acordo com a Central Estadual de Transplantes, foram 460 procedimentos de janeiro a julho. Do total, 243 foram de rim e 137 de fígado.

 

Doação salva vidas

 

Uma doença congênita no coração deixou o profissional de logística Elson Kunze com apenas 11% da capacidade cardíaca.

"Eu não conseguia andar, eu não conseguia me alimentar, eu não conseguia muitas vezes nem tomar banho sem ajuda. Então, eu estava em uma situação bem crítica", lembra.

A única chance estava em um transplante. A espera durou pouco mais de 40 dias. O coração novo bate no peito há um ano e meio.

"Depois do transplante eu estou voltando a viver, a viver uma vida que há muito tempo eu não sabia como era. Eu estou aqui hoje, porque uma família teve a bondade de fazer esse gesto de amor, de autorizar a doação dos órgãos de um ente querido que acabava de partir. Graças a eles eu estou aqui hoje."

Fila de espera

 

No estado, são mais de 2.200 pessoas na fila por um órgão. De acordo com a Central de Transplantes, 1.933 aguardam um rim e 1.272 precisam de um transplante de tecido, como a córnea.

Por lei, a doação é feita apenas com a autorização da família. Luana Alves Rannoi é responsável técnica da central e reforça a importância de conversar com a família sobre a doação de órgãos.

"Conte para a sua família, fale sobre o assunto, debata e fale da sua vontade de ser doador caso aconteça alguma coisa. Essa é a melhor forma de a família saber, em um momento de dor e de dificuldade, a vontade da pessoa. E isso facilita muito o momento da doação", reforça.

 

 

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2023/09/01/parana-registra-melhor-taxa-de-doacao-de-orgaos-do-pais-no-1o-semestre-mostra-levantamento.ghtml

Comentários

Últimas notícias

09 Jan
Pioneira FM
Município de Cascavel é condenado a pagar R$ 70 mil por omitir informações sobre contamina

Segundo MP, município estava ciente que 22 fontes estavam contaminadas entre 2015 e 2016

09 Jan
Pioneira FM
Após decisão da Meta, Moraes diz que redes têm de respeitar leis apesar de 'bravatas de di

Empresa dona do Facebook e do Instagram anunciou que está encerrando seu programa de verificação de fatos.

09 Jan
Pioneira FM
Nova regra do PIX e cartão: veja quais situações podem ser problema para a Receita Federal

Órgão vai passar a monitorar movimentações acima de R$ 5 mil

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.