Agora

Luiz Altran

05:00 - 06:50

Notícia

Paraná envia mais 37 bombeiros para auxiliar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Grupo irá substituir os 36 bombeiros militares e policiais militares que atuaram nos resgates no estado gaúcho por oito dias.
Paraná envia mais 37 bombeiros para auxiliar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Uma segunda equipe, composta por 37 bombeiros militares do Paraná, foi enviada para o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (8). Eles vão auxiliar no resgate e no atendimento às vítimas das enchentes.

O grupo irá substituir os 36 bombeiros militares e policiais militares que ficaram no estado gaúcho por oito dias, também ajudando nos resgates.

Ao todo, 73 bombeiros foram cedidos pelo governo para auxiliar nos resgates às vítimas dos temporais.

Além dos bombeiros, 21 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuam na tragédia histórica do Rio Grande do Sul.

De acordo com o Governo do Paraná, 930 pessoas foram resgatadas pelas equipes paranaenses desde o dia 2 de maio. Além disso, animais também foram resgatados. Veja abaixo pontos de coleta de doações no Paraná.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, na tarde de terça (7), subiu para 95 o número de mortos em razão dos temporais que atingem o estado. São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

Ainda segundo a Defesa Civil, há 207,8 mil pessoas fora de casa. Desse total, são 48,8 mil em abrigos e 159 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos).

Polícias Militar e Científica do Paraná também atuam no RS

 

Na terça-feira (7), a Polícia Militar do Paraná (PM-PR) enviou 32 policiais, oito viaturas, uma embarcação e um helicóptero para ajudar no policiamento ostensivo.

De acordo com a PM, a corporação deve atuar no combate aos crimes como saques, furtos e roubos em algumas cidades afetadas pelas fortes chuvas.

A Polícia Científica do Paraná (PCP) enviou também, na terça-feira, quatro técnicos de perícia para auxiliar nos trabalhos no Rio Grande do Sul, para contribuir com as perícias.

Também foram encaminhados uma viatura, um caminhão, um drone com câmera térmica, insumos como máscaras, toucas, cobertores e outros materiais.

Paraná envia mais 37 bombeiros para auxiliar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul — Foto: Reprodução/RPC

Paraná envia mais 37 bombeiros para auxiliar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul — Foto: Reprodução/RPC

 

Como doar

 

Várias cidades do Paraná estão mobilizadas para receber doações e ajudar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul.

Até o dia 22 de maio todos os quartéis do Corpo de Bombeiros e Postos de Brigada Comunitária e receberão doações de:

 

  • alimentos não perecíveis;
  • água;
  • produtos de higiene;
  • produtos de limpeza.

 

Desde segunda (6) todas as agências dos Correios no Paraná estão recebendo as doações. A estatal está coletando e transportando gratuitamente os donativos. São aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário.
 

????? Causas dos temporais

 

Os meteorologistas afirmam que os temporais que ocorrem no Rio Grande do Sul são reflexo de, ao menos, três fenômenos que ocorrem na região, agravados pelas mudanças climáticas. Nas próximas 24 horas, há previsão de mais chuva.

A tragédia no estado está associada a correntes intensas de vento, a um corredor de umidade vindo da Amazônia, aumentando a força da chuva, e a um bloqueio atmosférico, devido às ondas de calor.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2024/05/08/parana-envia-mais-37-bombeiros-para-auxiliar-vitimas-das-chuvas-no-rio-grande-do-sul.ghtml

Comentários

Últimas notícias

09 Jan
Pioneira FM
Município de Cascavel é condenado a pagar R$ 70 mil por omitir informações sobre contamina

Segundo MP, município estava ciente que 22 fontes estavam contaminadas entre 2015 e 2016

09 Jan
Pioneira FM
Após decisão da Meta, Moraes diz que redes têm de respeitar leis apesar de 'bravatas de di

Empresa dona do Facebook e do Instagram anunciou que está encerrando seu programa de verificação de fatos.

09 Jan
Pioneira FM
Nova regra do PIX e cartão: veja quais situações podem ser problema para a Receita Federal

Órgão vai passar a monitorar movimentações acima de R$ 5 mil

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.