Agora

Luiz Altran

05:00 - 06:50

Notícia

Nível do Guaíba baixa 15 cm em 24 horas, mas água segue avançando em ruas de Porto Alegre

Medição realizada às 6h15 desta quarta-feira (8) apontou 5,12 metros. É o menor patamar que o lago atinge desde a tarde de sábado (4). Cota
Nível do Guaíba baixa 15 cm em 24 horas, mas água segue avançando em ruas de Porto Alegre

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, baixou 15 centímetros nas últimas 24 horas, conforme atualizações divulgadas pela prefeitura. Medição realizada às 6h15 desta quarta-feira (8) pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) apontou 5,12 m, o menor patamar que o lago atinge desde a tarde de sábado (4), quando a marcação foi de 5,16 m.

Mesmo com a redução, o Guaíba segue mais de 2 metros acima da cota de inundação (3 metros), em consequência dos temporais que atingem o estado e que deixaram mais de 90 mortos e acima de 130 desaparecidos até a manhã desta quarta-feira (8). A água segue avançando em ruas da Capital.

A área central de Porto Alegre mais próxima do lago Guaíba ficou completamente alagada. O aeroporto e a rodoviária não estão operando por estarem tomados por água.

 

No bairro Menino Deus, um dos locais que a prefeitura pediu para que fosse esvaziado pelos moradores, foram registrados novos alagamentos, em trechos das ruas Itororó José de AlencarUma das vias chegou a ser usada, em dias anteriores, como ponto de base para caminhões do Exército Brasileiro e ambulâncias que resgataram pacientes do Hospital Mãe de Deus.
"A água avança em algumas vias em função do desligamento de algumas casas de bombas que ainda estavam em operação. Assim, alguns locais que estavam protegidos por elas acabam sendo inundados também", explica o professor Fernando Fan, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS.

 

De acordo com uma projeção do IPH o Guaíba deve levar ao menos 30 dias para voltar ao nível abaixo dos 3 metros. Na enchente história de 1941, foram 32 dias.

Vista aérea das ruas completamente alagadas no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, nesta segunda-feira, 06 de maio de 2024, em razão do transbordamento do Lago Guaíba. — Foto: MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Vista aérea das ruas completamente alagadas no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, nesta segunda-feira, 06 de maio de 2024, em razão do transbordamento do Lago Guaíba. — Foto: MAX PEIXOTO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Entenda, em dois pontos, por que as águas não baixam:

 

  • Bacias formam "funil": água em grande quantidade que escoa das bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Gravataí, Sinos. Essas bacias "jogam" suas águas para o Guaíba, na Capital, formando uma espécie de funil que retém as enchentes e atrapalha a saída para o mar.
  • Ventos: ventos que sopram no sentido sul do litoral para o continente empurram a água da Lagoa dos Patos no sentido contrário, o que contribui com as inundações no Guaíba.

 

 

Fonte(s): https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/05/08/nivel-do-guaiba-baixa-15-cm-em-24h-mas-agua-segue-avancando-em-ruas-de-porto-alegre.ghtml

Comentários

Últimas notícias

09 Jan
Pioneira FM
Município de Cascavel é condenado a pagar R$ 70 mil por omitir informações sobre contamina

Segundo MP, município estava ciente que 22 fontes estavam contaminadas entre 2015 e 2016

09 Jan
Pioneira FM
Após decisão da Meta, Moraes diz que redes têm de respeitar leis apesar de 'bravatas de di

Empresa dona do Facebook e do Instagram anunciou que está encerrando seu programa de verificação de fatos.

09 Jan
Pioneira FM
Nova regra do PIX e cartão: veja quais situações podem ser problema para a Receita Federal

Órgão vai passar a monitorar movimentações acima de R$ 5 mil

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.