Periodicamente a Receita Federal promove uma série de leilões para pessoas físicas e jurídicas, ofertando produtos apreendidos. São carros, motos, celulares, eletrônicos e outros produtos com valores abaixo dos preços de mercado.
Atualmente, os leilões da Receita Federal são feitos totalmente on-line pelo site do órgão, por meio do Portal e-CAC.
De acordo com o chefe da Divisão de Programação e Logística da Receita Federal no Paraná e Santa Catarina, Gustavo Horn, cada edital possui as próprias peculiaridades, mas algumas regras são comuns a todos os processos.
Entre essas regras, por exemplo, o participante precisa saber que os produtos arrematados não têm garantia; é necessário verificar em que cidade está a mercadoria e ainda não é possível desistir da compra.
Se uma regra for descumprida, um participante pode ser penalizado com multa e suspensão temporária de participação em novos certames.
"Por enquanto a gente ainda não tem como desclassificar participantes. [...] No dia que fecha a fase de propostas elas não podem mais ser mudadas, então o participante acaba sendo penalizado pela Receita quando dá lance e acaba não honrando", explica Gustavo Horn.
Erros mais comuns de participantes de leilões
O chefe da Divisão de Programação e Logística da Receita Federal no Paraná e Santa Catarina, Gustavo Horn, destaca os três erros mais comuns cometidos por participantes de leilões:
- Não se habilitar para poder participar. Para acessar o e-CAC, o interessado deve usar identidades da conta gov.br com nível de confiabilidade Ouro ou Prata;
- Pessoas físicas tentarem arrematar lotes exclusivos para pessoas jurídicas. Entre as exclusividades, estão produtos típicos para atividades comerciais, como carros para desmanche, por exemplo;
- Não se atentar ao fato de que as mercadorias podem estar numa cidade diferente da sua. "O leilão é regional, então uma pessoa de Curitiba pode participar do leilão para uma mercadoria que esteja em Joaçaba, Santa Catarina, por exemplo. Às vezes, com o valor que ela arremata aquele lote pode não ser viável para trazer ou ir buscar o produto que foi arrematado", exemplifica Horn.
Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2024/04/02/leilao-da-receita-federal-conheca-as-regras-para-participar-e-cuidados-na-hora-de-fazer-um-lance.ghtml
Comentários