Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, evidenciado todos os anos no dia 18 de maio, Jesuítas já iniciou ações sociais e de orientação. Foram realizadas palestras educativas com os alunos do 1º ao 5º ano das escolas da rede municipal de ensino, com a psicóloga Neiva Picolo.
A profissional destacou os principais pontos que precisam ser observados pelas crianças e adolescentes para que possam se proteger. “As crianças também precisam entender o que acontece a sua volta, com quem está se relacionando e as situações que outros colegas estão passando. Um precisa ajudar o outro”, afirma Neiva.
Além disso, a psicóloga reforçou o apoio dos pais e professoras no dia a dia quanto ao monitoramento das crianças, observando o comportamento, as atitudes e a interação com outras pessoas. “Toda criança que passa por uma situação de abuso ou violência muda o seu comportamento, e precisamos ficar atentos a isso. Muitas vezes, ela não tem coragem de conversar com alguém sobre isso e acaba se fechando, por medo ou vergonha. Por isso, ter essa aproximação e acompanhamento”, explica.
Para a secretária de Educação, Esporte e Turismo de Jesuítas, Elaine Arrigoni, essas ações são fundamentais para o enfrentamento de abuso e de violência junto às escolas, já que muitos casos são observados no dia a dia escolar das crianças. “O papel do professor é muito importante neste enfrentamento, pois eles estão muito próximos das crianças e dos adolescentes, criando uma confiança maior e fazendo com que eles alunos possam buscar apoio”, destaca.
MOBILIZAÇÃO
Além desta ação junto às escolas municipais, a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Tutelar de Jesuítas irão desenvolver inúmeras ações no decorrer do ano em diversos locais, e intensificar as orientações e atendimento à população que precisar.
“Além das diversas ações que estão sendo realizadas, faremos uma mobilização no centro de Jesuítas para enaltecer a importância dessa campanha. Será no dia 16 de maio, na avenida principal. Queremos convocar toda a população para abraçar essa causa e nos ajudar a proteger todas as nossas crianças e adolescentes. Precisamos unir forças para garantir que todos estejam seguros”, destaca a secretária de Assistência Social, Cultura, Habitação e Trabalho de Jesuítas, Poliana Fanhani.
Comentários