Agora

Rádio Pioneira

12:00 - 15:00

Notícia

Itaipu libera mais energia para Sistema Interligado Nacional após apagão, afirma assessori

Apagão nacional deixou dezenas de cidades do Paraná e de outros estados do país sem luz. Usina afirma que fornecimento ao SIN foi elevado em
Itaipu libera mais energia para Sistema Interligado Nacional após apagão, afirma assessori
Maurício Freire/RPC Foz do Iguaçu

A Itaipu Binacional, responsável pela produção de 8,6% da energia consumida no Brasil, informou que que aumentou a quantidade de energia enviada ao Sistema Interligado Nacional (SIN-BR) desde às 9h desta terça-feira (15) após apagão nacional que atinge dezenas de cidades do Paraná e também de outros estados brasileiros.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma "interligação" interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga em diversos estados. Leia mais abaixo.

Conforme a usina, momentos antes da ocorrência, o fornecimento de Itaipu ao SIN-BR era de 6.050MW. A partir das 9h, devido ao apagão, o fornecimento da usina ao SIN-BR foi elevado em 450 MW, passando para 6.500MW, valor acima do patamar programado para o período.

As 11h35, segundo a hidroelétrica, o fornecimento de energia para o SIN-BR estava em 6.300MW, enquanto o patamar programado para o período é de 5.650MW.

Conforme a usina de Itaipu, apesar do aumento na quantidade de energia enviada, o funcionamento da hidroelétrica ocorre de forma "ininterrupta", e o apagão não atingiu a geração de energia.

Maior usina em geração de energia do mundo, Itaipu forneceu mais de 2,9 bilhões de megawatts-hora (MWh) desde o início do início da operação, em maio de 1984. Atualmente, são 20 unidades geradoras e 14 gigawatts (GW) de potência instalada.

Em 2022, a usina de Itaipu produziu 69.873.095 MWh.

 

Em nota, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) disse que o ONS realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná, em função de um problema na interligação do sistema elétrico entre as regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

 

"Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional."

 

No Paraná, o tempo de interrupção variou – enquanto em alguns locais há relatos de retorno rápido de energia, alguns bairros ficaram desligados por mais tempo.

O apagão nacional deixou um 1,7 milhão de unidades consumidoras do Paraná sem energia elétrica, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O problema foi registrado por volta das 8h30, em todo o estado, e totalmente normalizado às 11h30, segundo a empresa.

O que diz a ONS

 

Em nota, o ONS disse que a interrupção de carga afetou principalmente estados do Norte, Nordeste e Sudeste.

"A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas."

Ainda conforme o ONS, "a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos."

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2023/08/15/itaipu-afirma-operar-normalmente-em-meio-a-relatos-de-apagao-de-energia-eletrica.ghtml

Comentários

Últimas notícias

09 Jan
Pioneira FM
Município de Cascavel é condenado a pagar R$ 70 mil por omitir informações sobre contamina

Segundo MP, município estava ciente que 22 fontes estavam contaminadas entre 2015 e 2016

09 Jan
Pioneira FM
Após decisão da Meta, Moraes diz que redes têm de respeitar leis apesar de 'bravatas de di

Empresa dona do Facebook e do Instagram anunciou que está encerrando seu programa de verificação de fatos.

09 Jan
Pioneira FM
Nova regra do PIX e cartão: veja quais situações podem ser problema para a Receita Federal

Órgão vai passar a monitorar movimentações acima de R$ 5 mil

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.