O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que vai pedir à Justiça para aumentar as multas aos sindicatos dos funcionários do Metrô, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Sabesp por descumprirem decisão judicial e realizarem greve hoje contra o plano de privatizações.
O que ele disse
"A gente está pedindo que a Justiça possa fazer valer o que já foi decidido", disse ele em entrevista à GloboNews. "O aumento da multa, sim. A gente não pode ficar refém de uma situação dessa, de um sindicato que resolve paralisar os serviços, deixando toda uma cidade paradaumento-de-multa-a-metroviarios.htm?cmpid=copiaecola, gerando prejuízos para os trabalhadores"…
Funcionários do Metrô de São Paulo, da CPTM e da Sabesp estão em greve hoje para protestar contra o plano de privatização dos serviços, proposto por Tarcísio. Segundo os representantes dos sindicatos, o governo não os chamou para debater o assunto. Eles pedem que a população seja consultada por meio de um plebiscito.
Justiça determinou ontem que os metroviários deveriam manter 100% das operações nos horários de pico, o que, segundo Tarcísio, foi descumprido. A multa atual para o descumprimento da decisão é de R$ 500 mil.
Metrô, CPTM e Sabesp estão em greve
O Sindicato dos Metroviários fará uma nova assembleia hoje, às 18h. Há possibilidade de estender a paralisação.
Estações das quatro linhas operadas pelo Metrô de São Paulo e da maioria das linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) amanheceram fechadas na manhã de hoje.
A greve afeta o funcionamento das linhas 1-azul; 2-verde; 3-vermelha e 15-prata do metrô, assim como as linhas 10-turquesa; 12-safira e 13-jade da CPTM…
Operam normalmente as linhas 4-amarela; 5-lilás, de metrô, e 8-diamante e 9-esmeralda, de trem. As informações são da ViaQuatro e da ViaMobilidade, que administram a linhas privadas. As linhas 7-rubi e 11-coral, da CPTM, apresentam operação parcial da Luz até Caieiras e da Luz até Guaianases, respectivamente.
As transferências entre a CPTM e o metrô de São Paulo estão fechadas.
Os ônibus da capital funcionam normalmente, com 100% da operação, e o rodízio para carros está suspenso durante o dia todo —menos para veículos pesados, como caminhões.
Linhas da CPTM privatizadas têm falhas constantes
As linhas 8-diamante e 9-esmeralda, administradas pela ViaMobilidade, registram falhas… -
A presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, disse que o governador ataca o direito de greve do trabalhador e "mente em favor de um objetivo político" ao falar das paralisações da categoria… -
Fonte(s): https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/10/03/greve-tarcisio-diz-que-vai-pedir-a-justica-aumento-de-multa-a-metroviarios.htm
Comentários