Mães e especialistas falam sobre desafios da amamentação e importância de rede de apoio. No Paraná, 16 mil bebês foram beneficiados com doaçNo Paraná, mães em fase da amamentação têm incluído na rotina uma atitude que pode salvar vidas: elas doam leite materno para bebês em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais do Paraná.
Neste domingo (12), Dia das Mães, o g1 reúne algumas histórias dessas mulheres e também de mães que veem os filhos e filhas serem beneficiados com as doações.
Dados do Ministério da Saúde mostram que 225,7 mil recém-nascidos foram beneficiados com doações de 253 mil litros de leite no Brasil em 2023, cerca de 8% a mais que em 2022. No Paraná, foram 16 mil bebês beneficiados com cerca de 25 mil litros de leite no ano passado.
Apesar do aumento, o valor representa somente 55% da real necessidade por leite humano no país.
Por isso, mães como a bióloga Maria Angélica Gonçalves Toscan, moradora de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, têm doado leite e incentivado outras mães a doarem.
"Nos primeiros dias [após nascimento da bebê] por ter muito leite, eu fui jogando fora. Mas entrei em contato com o banco de leite. Na primeira vez fui levar documento e aí eu já peguei os frascos, eles já vêm estéreis, já vem com uma touquinha com etiqueta, aí você abre o frasco e põe dentro o leitinho", contou.
Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da morbimortalidade infantil". Segundo a pasta, o ato também diminui, por exemplo, a chance infecções pós-parto, uma das principais causas de morte de recém-nascidos.
A amamentação também que é capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Além disso, traz diversos benefícios também a mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e de ovário, de acordo com o Ministério da Saúde.
Cada gota de leite 'vale ouro'
Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2024/05/12/gotas-de-ouro-que-salvam-vidas-conheca-historias-de-maes-que-doam-leite-humano-para-salvar-bebes-em-utis-do-parana.ghtml
Comentários