Notícia

Compras em lojas de Cidade do Leste podem ser pagas com Pix; veja como funciona

Cidade no limite com Foz do Iguaçu no Paraná é conhecida pelo turismo de compras. Principais lojas de shoppings da cidade já aceitam formato
Compras em lojas de Cidade do Leste podem ser pagas com Pix; veja como funciona
Reprodução RPC

As principais lojas de shoppings em Cidade do Leste, conhecida pelo turismo de compras, passaram a aceitar pagamento via Pix. A cidade faz limite com Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

O novo meio de pagamento internacional é legal, mas para receber uma compra por Pix, a loja estrangeira precisa ter parceria com uma facilitadora de pagamentos credenciada junto ao Branco Central que irá contratar uma operação de câmbio.

Na prática, o lojista digita o valor da compra em moeda local na máquina de pagamento, a conversão é automática e o consumidor já vê na tela quanto vai pagar em real. Depois do pagamento, o dinheiro vai para a plataforma que faz a troca da moeda e envia para o vendedor.

Para a primeira compra, é necessário, por parte do consumidor, um cadastro que leva poucos minutos. A transação exige que ele tenha em mãos um documento com foto, CPF e um endereço de e-mail válido.

O diretor executivo de rendimento, Eduardo Goni, afirma que a única taxa na transação via Pix no exterior é o de Operações de Crédito, Câmbio e Seguro (IOF).

Ele que é diretor de uma dessas empresas facilitadoras de pagamentos, que atende a mais de cinco mil empresas estrangeiras em quatro países da América do Sul, explica que as transações respeitam a legislação de cada um dos paises envolvidos.

"A única taxa prevista pelo Banco Central é o IOF sobre a operação do câmbio. O nosso parceiro local tem a liberdade de combinar com os varejistas se ele vai cobrar tarifa ou taxa de serviço. [...] Todas as regulamentações tanto brasileiras, quanto do país onde está sendo realizada a transação tem que ser respeitadas", destacou Goni.

 

 

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2023/09/13/compras-em-lojas-de-cidade-do-leste-podem-ser-pagas-com-pix-veja-como-funciona.ghtml

Comentários

Últimas notícias

09 Jan
Pioneira FM
Município de Cascavel é condenado a pagar R$ 70 mil por omitir informações sobre contamina

Segundo MP, município estava ciente que 22 fontes estavam contaminadas entre 2015 e 2016

09 Jan
Pioneira FM
Após decisão da Meta, Moraes diz que redes têm de respeitar leis apesar de 'bravatas de di

Empresa dona do Facebook e do Instagram anunciou que está encerrando seu programa de verificação de fatos.

09 Jan
Pioneira FM
Nova regra do PIX e cartão: veja quais situações podem ser problema para a Receita Federal

Órgão vai passar a monitorar movimentações acima de R$ 5 mil

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.