Notícia

Buscas por homem desaparecido em explosões em silo de grãos que mataram 8 pessoas em Palot

Segundo bombeiros, destroços que bloqueavam entrada do túnel onde pode estar vítima, foram retirados totalmente no domingo (30). Wicken Cele
Buscas por homem desaparecido em explosões em silo de grãos que mataram 8 pessoas em Palot
Foto: Arquivo

As buscas por Wicken Celestin, de 55 anos, homem de origem haitiana desaparecido após explosões em silo de grãos da cooperativa C.Vale de Palotina, no oeste do Paraná, continuam nesta segunda-feira (31), de acordo com o Corpo de Bombeiros.

O acidente foi na última quarta-feira (26) e, segundo atualização mais recente do Corpo de Bombeiros, matou oito pessoas e feriu outras onze. As vítimas fatais são sete haitianos e um brasileiro.

Celestin fazia um serviço em um túnel subterrâneo abaixo de um armazém com capacidade para onze mil toneladas de grãos. Cerca de 50 toneladas já foram retiradas no processo.

Segundo nota emitida pela corporação, no domingo (30) as equipes conseguiram finalizar a retirada de destroços que bloqueavam a entrada de um dos túneis onde eles acreditam que possa estar a vítima.

Câmeras e iluminação foram colocados no local para garantir o monitoramento e a segurança dos bombeiros que atuam nas buscas desde as explosões registradas na quarta-feira (26). Também foram usados dois cães na procura pelo homem, mas sem êxito.

As explosões

 

Na tarde de quarta, explosões sequenciais foram registradas em um silo de armazenagem de grãos da cooperativa. A Polícia Civil e o Ministério Público do Trabalho investigam o caso. Veja o que diz a C.Vale mais abaixo.

De acordo com o a cooperativa, dos oito mortos, um é funcionário da C.Vale e outros sete são terceirizados do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias (Sintomage), que presta serviços à companhia.

 

Desde o acidente amigos e familiares de Celestin acompanham as buscas com esperanças de que ele esteja vivo. 

Uma câmera de segurança de uma residência que fica instalada a 1 quilômetro da cooperativa onde houve o incidente registrou o som de explosões no silo. Veja vídeo abaixo.

No vídeo é possível ouvir o barulho de três explosões sequenciais. É possível ver, também, a janela da casa tremendo em uma das explosões.

 

O que diz a C.Vale

 

"A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.

No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.

No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.

Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade."

Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2023/07/31/buscas-homem-desaparecido-em-silo-de-graos-de-palotina.ghtml

Comentários

Últimas notícias

16 Dez
Aconteceu na Região
'Meu mundo caiu', diz mãe que teve gêmeos trocados na maternidade

'Meu mundo caiu', diz mãe que teve gêmeos trocados na maternidade

16 Dez
Aconteceu na Região
Família de Gugu chega a acordo após cinco anos de batalha judicial por herança de R$ 1,4 b

Família de Gugu chega a acordo após cinco anos de batalha judicial por herança de R$ 1,4 bilhão

23 Out
Aconteceu na Região
Ciclone extratropical que avança pelo RS deve trazer ventos fortes e tempestades para o Pa

Ciclone extratropical que avança pelo RS deve trazer ventos fortes e tempestades para o Paraná na quinta-feira (24); veja previsão

Esse site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar o acesso, você concorda com nossa Política de Privacidade. Para mais informações clique aqui.