AVC em crianças é considerado raro segundo especialistas ouvidos pelo g1. Nesta semana, uma menina de 8 anos morreu com a enfermidade. Veja mais abaixo como detectar sintomas do AVC.
Conhecido também como derrame, está entre as principais causas de morte no Brasil. Foram 89 mil óbitos registrados em 2023, conforme o Portal de Transparência dos Cartórios de Registro Civil e segundo a Rede Brasil AVC.
O AVC ocorre quando há interrupção ou redução significativa da circulação de sangue no cérebro, fazendo com que as cédulas fiquem sem oxigênio. Outra situação que provoca o AVC, segundo os médicos, é quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral.
O neurocirurgião Dr. Luis Alencar Biurrum Borba, do ECO Medical Center, explica que quanto mais rápido e precoce o atendimento, maior a chance de reversão de sequelas ou ainda evitar a morte.
"Hoje, se nós conseguirmos atender um paciente em uma janela mais curta - entre três e seis horas, conseguimos reduzir muito os déficits neurológicos", disse.
Conforme ele, a principal causa em crianças está ligada à má formação vascular, além de alterações no sistema imunológico ou infecções como meningite e varicela. Assista acima.
O caso da paranaense Maria Julia de Camargo Adriano, de 8 anos, que morreu após sofrer um AVC na segunda-feira (8), trouxe à tona a discussão sobre a ocorrência de Acidente Vascular Cerebral na infância.
A família da menina contou que ela se queixou de dores de cabeça em casa e desmaiou. Ela foi levada ao hospital onde foi constado sangramento no cérebro.
Ainda conforme a família, não havia uma condição pré-existente que poderia ter provocado o AVC. Os médicos que atenderam ela consideraram uma fatalidade.
O laudo apontou que houve um aneurisma - dilatação dos vasos sanguíneos - que se rompeu e se espalhou no cérebro.
A tia da menina, Adriana Silva Adriano, afirmou que Maria não tinha nenhum histórico de queixas ou até mesmo de problemas ligados à saúde.
Sinais do AVC
No primeiro sintoma, o paciente deve ser levado com urgência ao hospital. Os sintomas aparecem sempre subitamente e são:
- Fraqueza ou dormência de um lado do corpo;
- Dificuldade para falar, entender, enxergar e andar;
- Tontura ou falta de coordenação;
- Dor de cabeça explosiva, intensa.
-
Não existe uma ordem e os sinais podem aparecer isoladamente. Lembre-se que eles ocorrem sempre de uma forma súbita, ou seja, de repente, conforme Borba.
Fonte(s): https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2024/01/11/avc-em-criancas-e-considerado-raro-entenda-quando-ele-pode-ocorrer-e-como-agir-para-evitar-sequelas.ghtml
Comentários